SMA: inauguração de novo centro de testes de compatibilidade eletromagnética
18 Outubro, 2021
Bet Solar com os melhores fabricantes
27 Outubro, 2021
SMA: inauguração de novo centro de testes de compatibilidade eletromagnética
18 Outubro, 2021
Bet Solar com os melhores fabricantes
27 Outubro, 2021

Dia Mundial de Economia de Energia

Dia Mundial de Economia de Energia

A energias está a esgotar, as mudanças climáticas não são mais uma previsão e o meio ambiente sofre as consequências das nossas ações.
Como cidadãos devemos implementar alguns hábitos de consumo de energia que permitam uma maior eficiência na utilização da energia.

E o que podemos fazer?

Na Bet Solar apostamos, sem hesitação, na energia solar como alternativa ao desperdício de energia.
Graças a vários processos, a energia solar pode ser transformada noutra forma de energia útil e económica para a atividade humana: em calor, em energia elétrica ou biomassa. Consequentemente, o termo “energia solar” é frequentemente usado para descrever a eletricidade ou o calor obtido a partir dela.

Os módulos solares nos últimos anos têm mostrado melhorias em termos de custo e eficiência. Colocando-os como verdadeira alternativa às fontes de energia convencional; Além disso, gera economia no consumo de energia e torna cada vez mais popular a instalação de módulos solares para economizar energia.

Mas posso realmente economizar com energia solar fotovoltaica?

Dadas as suas características, a energia solar tem a capacidade de reduzir a dependência energética e pode servir como autossuficiência, tanto como sistema principal como suporte / alternativa.

 

A economia na conta de energia com os módulos fotovoltaicos vai depender do tipo de autoconsumo que você escolher. Existem os seguintes:

1.Instalação de autoconsumo fotovoltaico isolado.
Este modo de autoconsumo caracteriza-se por não estar ligado à rede elétrica, o que lhe confere total autonomia para fazer face à procura de energia.
Aqui é necessário instalar baterias para armazenar o excesso de energia. Isso representa um aumento no investimento inicial por se tratar de um dos componentes fotovoltaicos mais caros, porém, será totalmente independente da companhia de eletricidade e no longo prazo, vai ganhar.

2.Instalação de autoconsumo fotovoltaico liagada à rede elétrica.
Este tipo de instalação permite-nos utilizar a rede elétrica sempre que necessitarmos de eletricidade. Dentro desta modalidade, existem duas maneiras diferentes de maximizar a economia:

· Instalações de autoconsumo sem injeção na rede:
Esses sistemas estão ligado à rede de transmissão ou distribuição, mas possuem um sistema modulação de potência que evita que o excedente de energia seja injetado. Para maximizar a economia, é conveniente dimensionar corretamente a instalação para atender às nossas necessidades de energia e ter baterias que armazenam energia para as horas em que a eletricidade é mais cara.

Instalações de autoconsumo com injeção do excedente:
Nesse tipo de sistema fotovoltaico, além do fornecimento de energia, o excedente de energia é injetado na rede. Com essas instalações, receberá uma compensação pelo custo de seus excedentes de energia ao final de cada período de faturação.

Os sistemas de energia solar são simples de instalar e relativamente baratos. É verdade que é necessário um desembolso inicial para fazer a instalação, mas uma vez em operação estima-se que o prazo de reembolso seja em torno de 6 a 10 anos, o que é uma aposta na economia.

Comments are closed.